"Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir."
( Mary Lou Cook )

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Metodologia ou Tecnologia

Curso PROINFO - Introdução à Educação de Digital (40h)
Cursista: Mércia Maria da Silva
Município: Abaeté - M.G.
Técnico Responsável pela Formação: Marcos Francisco
Pólo de Pará de Minas

Atividade 3

Atividade de reflexão apoiada no vídeo: Metodologia ou Tecnologia. Acessar o vídeo no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=xLRtomvvpBk;
F Elaborar um texto respondendo as perguntas:
1. Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular?
2. Essa evolução afeta nossa vida?
3. Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?
4. Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet?
5. Por qual motivo?
F Digitar e formatar o texto criado enviando-o para o e-mail do Marcos (marcossoftplus@hotmail.com) com cópia para todos os colegas do curso. A seguir endereço de e-mails dos colegas para inserir no contato.

O vídeo nos leva a refletir sobre o que deve mudar, a metodologia ou a tecnologia?
Vivemos um momento muito difícil na educação, um momento em que dizemos e pensamos estar fazendo tudo para conseguirmos com que nosso aluno aprenda e infelizmente não estamos conseguindo fazer com que essa aprendizagem aconteça. Diante desta situação ficamos frustrados e começamos a procurar culpados, mas não percebemos que não devemos buscar culpados, mas sim caminhos para solucionar o problema.
Diante desse mundo moderno devemos buscar caminhos renovadores, visando a aprendizagem do nosso aluno de hoje, um aluno bem informado e informatizado.
Devemos integrar a informática na educação como uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possibilidade que poderemos contar para realização do nosso trabalho, levando nosso aluno a reflexão e a interação entre as diversas disciplinas e os recursos oferecidos e isto só será possível quando soubermos quando e como utilizarmos qualquer recurso.
Não adianta a escola está equipada com recursos tecnológicos se a metodologia do professor for a mesma, o professor precisa de uma prática pedagógica apropriada para a utilização dos recursos tecnológicos e que leve o aluno a aprender e entender a utilização dessas ferramentas.
Precisamos ter novas metodologias, planejamento e organização dos novos recursos para rompermos barreiras e transformarmos a informação recebida em conhecimento.
Infelizmente ainda enfrentamos o desinteresse de muitos profissionais da educação pelos recursos tecnológicos, o que vem dificultando o trabalho, pois falta conhecimento, investimento, vontade, desejo, aprimoramento, treinamento, interesse, curiosidade e comprometimento. Mas devemos ter consciência de que somos nós quem lidamos diretamente com o aluno, quem planejamos, quem executamos, quem poderemos transformar a realidade na qual nosso aluno está inserido, buscando a nova forma de se fazer educação, levando em conta as perguntas: ensinar o quê; para quem e porquê?
Atualmente não há lugar para o ensinar pautado pela memorização e sim pela reflexão e investigação, mas muito tem que se praticar e evoluir.
Vivemos em nossas escolas diariamente situações parecidas com a apresentada no vídeo, educadores dispõem de novas tecnologias, porém, as metodologias utilizadas continuam as mesmas. Nós professores deveremos ser inseridos nessa nova onda tecnológica para aprendermos a usar as tecnologias como recursos pedagógicos e exercermos nosso papel que é fundamental.
Eu, particularmente não consigo imaginar minha vida hoje sem o uso do computador e principalmente da internet, pois é através dela que consigo me comunicar e resolver vários problemas do dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário