"Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir."
( Mary Lou Cook )

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Utilizar Novas Tecnologias

Curso PROINFO - Introdução à Educação de Digital (40h)
Cursista: Mércia Maria da Silva
Município: Abaeté - M.G.
Técnico Responsável pela Formação: Marcos Francisco
Pólo de Pará de Minas


O texto é muito interessante e importante, pois faz o relato real do passo-a-passo do uso das novas tecnologias, levando-nos ao conhecimento de quais e como trabalhar com elas.
Nós como educadores não podemos ignorar o que acontece no mundo e devemos passar a abordar a tecnologia como um saber fazer e não um simples meio de ensinar.
Hoje a escola tem dificuldades para atingir seus objetivos, mesmo os fundamentais e se passarmos a utilizar o computador como uma ferramenta pedagógica poderemos estar buscando atingir mais facilmente nossos objetivos.
Vivemos em um mundo informatizado e infelizmente não há mais espaço para o professor que pensa que “o computador é simplesmente uma máquina de datilografia sofisticada”.
Precisamos formar o nosso aluno para as novas tecnologias e para isso ele deverá: saber julgar; ter senso crítico, pensamento hipotético e educativo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação. E como conseguiremos, senão pela utilização das novas tecnologias?
Quando preparamos nossos alunos para as novas tecnologias preparamo-los para atingir os mais ambiciosos objetivos da escola, pois possibilitamos o aumento da eficácia do ensino e a familiarização com novas ferramentas informáticas do trabalho intelectual.
Todavia, devemos ter um cuidado especial para que nossos alunos não se tornem escravos das tecnologias tomando a frente de uma demanda social orientada para a formação e sabendo o que as novidades tecnológicas aportam, bem como seus perigos e limites, dando-lhes um amplo ou pequeno espaço em nossas aulas, tendo em vista a sua necessidade a qualquer um que pretende lutar contra o fracasso escolar e a exclusão social.
Infelizmente ainda não estamos preparados para utilizarmos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, pois a maioria dos nossos professores ainda têm resistência quanto ao uso dessas tecnologias e o primeiro passo para que nosso trabalho seja produtivo é conscientizá-los da importância de se inserir nesse mundo, buscando práticas inovadoras, competências emergentes, contribuições para a luta contra o fracasso escolar , desenvolver a cidadania, recorrer à pesquisa e enfatizar a prática reflexiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário